segunda-feira, 25 de julho de 2011

Bulletstorm não deu lucro para a Epic




Mike Capps, presidente do estúdio de desenvolvimento de Gears of War, não se arrepende de ter feito o Bulletstorm. Esse jogo teve um bocado de hype quando ele foi lançado no início deste ano.
Ele foi um jogo FPS estranho, com tonalidades vulgares e uma execução criativa, que recompençava os jogadores por serem criativos na forma de como eles matavam os inimigos.

Mas Bulletstorm dificilmente alcançou as 300 mil cópias vendidas no primeiro mês, de acordo com um analista financeiro. Alguém da EA chegou a dizer que o jogo foi "mal-realizado". E Mike Capps falou que o jogo "não deu lucro".

Um jogo para se arrepender então? Sem chance.

Capps dará uma palestra no Game Developers Conference na Europa no mês que vem, onde ele irá falar sobre o desenvolvimento de jogos de alta qualidade. Epic pode ser definida por algumas pessoas como o estúdio que fez Gears of War, e por outros como uma mecânica lucrativa por trás da engine gráfica de Unreal. Mas eles também são um estúdio que continua a fazer jogos de alta qualidade, incluindo Infinity Blade, bem recebido pela crítica, o qual é considerado um dos melhores jogos do sistema iOS, e Bulletstorm, que também foi bem recebido pelas críticas.

Capps diz que "tamanho não tem documento: como Epic lança a atitude AAA para todos os jogos que ela faz, desde Gears of War 3 até Infinity Blade." A ideia é dissipar mitos que as pessoas tem que os jogos da Epic são de alta qualidade devido à orçamentos infinitos ou tempo de desenvolvimento ilimitado, que aliás o estúdio não se dispõe nem de um, nem de outro. Ele deseja enfatizar que mesmo na época do Unreal Tournament, a companhia fez um de seus melhores trabalhos graças a uma meta de manter tudo bem acabado e polido. Headshots, triple kills - alguns dos elementos chave do primeiro Unreal Tournament que outros estúdios copiaram - foram adicionados nos últimos 6 meses de desenvolvimento.

Atualmente, a Epic está trabalhando duro para fazer jogos top de linha para uma grande variedade de plataformas, jogos que são boas propagandas da Engine Unreal da Epic nas várias plataformas que ela roda, mas também jogos muito bem feitos. Alguns são hits. Outros não. Seria legal ter feito dinheiro com Bulletstorm? Com certeza. Capps diz que eles poderiam ter tomado a direção mais fácil, não ter feito Bulletstorm e posto a People Can Fly, o estúdio polonês adquirido pela Epic, para fazer conteúdo para Gears of War. Não era isso que ele queria que esse pessoal fizesse. Não é o que ele quer que a Epic faça.

0 comentários:

Postar um comentário