quarta-feira, 9 de maio de 2012

Guia para compreender a história de Diablo 3: O que aconteceu até agora

Já que Diablo 3 está batendo na porta, aqueles que são novos na série devem está se perguntando: "como esse jogo do capeta começou? O que aconteceu, para já estar no 3?" Ao contrário do que muita gente pensa, o universo de Diablo tem uma longa e detalhada história, e se você curte jogos com uma boa história assim que nem eu, vale a pena conhecer mais esse jogo. Diablo 2 foi lançado a 12 anos atrás, então está na hora de fazer uma revisão.

No início...

Tathamet
O universo começou com um único ser no vazio: Anu, que representava todo conceito e emoção possíveis. Ele então decidiu se purificar de tudo que era ruim, que ao se separar dele, formou um gigante, de sete cabeças, conhecido como o dragão Tathamet.

Naturalmente, Tathamet desafiou Anu. Depois de um milênio, eles finalmente se mataram, iniciando uma explosão que criaria o universo. O corpo de Anu se tornou o Paraíso, e os anjos nasceram de suas energias ainda latentes. O corpo de Tathamet se tornou o Inferno; cada uma de suas sete cabeças se tornou um Senhor do Inferno, que reinariam sobre os demônios nascidos da carne podre de Tathamet.


Sanctuary é criado

Para variar, anjos e demônios não se davam muito bem, e estavam sempre em guerra pela Worldstone, que acredita-se ser o olho do próprio Anu. A Worldstone tem o poder de criar mundos inteiros. Eventualmente, alguns indivíduos de ambos os lados cansaram de lutar. Eles esconderam a Worldstone tanto do Paraíso quanto do Inferno, e a usaram uma  última vez para criar o mundo escondido de Sanctuary. Nesse mundo, anjos e demônios se reproduziram criando a raça dos Nephalem - que seriam os ancestrais de todas as raças mortais de Sanctuary.

Sanctuary atualmente
A Sin War

Ficou claro entre os anjos e demônios que essa nova raça, Nephalem, eram dotados de um imenso poder. Quando a demõnio-fêmea Lilith tentou transformá-los em um exército, o anjo Inarius - uma das únicas criaturas cientes de onde a Worldstone estava - usou o Olho de Anu para amaldiçoar seus filhos. A partir daí, cada geração de Nephalem nasceria menos poderosa, o que iria originar a raça fraca de mortais dos dias de hoje.

Inarius
Não demorou muito para que os descendentes dos Nephalem esquecessem tudo sobre anjos e demônios. Entretanto, feiticeiros mortais acabaram fazendo contato com demõnios através de rituais de evocação, o que guiou os três Males Primordiais (Prime Evils) - Diablo, Mephisto e Baal - ao Sanctuary. Para corromper os Nephalem, eles formaram uma religião falsa chamada de Triune, sob a pretensão de revelar o verdadeiro potencial da humanidade. Inarius descobriu tudo, e apareceu aos mortais como um grande profeta, pregando um fé oposta baseada na Luz.

A guerra entre esse Profeta, o Triune e Uldyssian - um mortal que descobriu como liberar os poderes de Nephalem em si mesmo e em seus seguidores - é conhecida como a Sin War. Ela acaba quando Uldyssian se sacrifica para tirar os poderes de seus soldados e assim o Paraíso não consideraria mais a humanidade como ameaça que precisava ser destruída. Entretanto já havia sido provado que o poder dos Nephalem ainda residia nos humanos.

Um prelúdio para a destruição

Depois disso, estourou uma guerra civil no Inferno entre os Prime Evils e os quatro Lesser Evils (Males Inferiores). Esses 4 (Duriel, Andariel, Azmodan e Belial) estavam ficando chateados porque os Males Primordiais estavam ficando obcecados demais em corromper os humanos, ao invés de continuar a declarar guerra contra o Paraíso. Então eles se uniram e exilaram os Prime Evils no Sanctuary, onde eles poderial passar o tempo que quisessem com os mortais que eles tanto gostavam.

In the wake of all of this, a civil war erupted in Hell between the Prime Evils and the four Lesser Evils. These four (Duriel, Andariel, Azmodan and Belial) were getting annoyed that their three “bigger cousins” had become obsessed with corrupting humans rather than continuing to wage direct war against Heaven. They rose up and exiled the Prime Evils to Sanctuary, where they could spend as much quality time with their mortal pals as they wanted.

A Ascensão dos Horadrim  

Arcanjo Tyrael
O Arcanjo Tyrael, que tinha dado o voto decisivo em poupar a humanidade, descobriu sobre a presença dos Prime Evils no Sanctuary e não queria que os outros anjos ficassem sabendo também, senão poderiam reconsiderar da decisão. Ao invés disso, ele se disfarçou e se uniu a um grupo de feiticeiros humanos que viriam a ser conhecidos como os Horadrim. Usando artefatos mágicos conhecidos como Pedras Alma, eles partiram para aprisionar os Prime Evils e defender Sanctuary.

Com persistência, os Horadrim conseguiram... Mas com um pequeno detalhe: a Pedra Alma que serviria para aprisionar Baal quebrou na batalha, e os pedaços não poderiam ser restaurados. Tal Rasha, líder dos Horadrim, ofereceu seu próprio corpo como prisão para Baal, ordenando aos outros que o trancassem abaixo do deserto. Os outros 2 Prime Evils foram aprisionados devidamente, e suas Pedras Alma foram guardadas em segurança. Ou assim pensaram.

Diablo solto

As coisas começaram a dar errado centenas de anos mais tarde, quando o homem chamado Leoric apareceu em Tristam - Uma cidade que se ergueu nos arredores do Monastério dos Horadrim, agora abandonado, que protegia a Pedra Alma de Diablo - e se declarou rei. O demônio aprisionado conseguiu corromper o rei Leoric, que começou a torturar e matar o seu povo. Com isso, seus próprios homens foram forçados a matá-lo.

O primeiro Diablo
O filho de Leoric, Aidan (que é a identidade do personagem principal do primeiro jogo), retorna de uma guerra e descobre que muitos mercenários já tinham fracassado em descobrir qual a origem da loucura de seu pai. Ele então vai direto às catacumbas debaixo do velho monastério, e descobre que o conselheiro de seu pai, Lazarus, liberou Diablo de sua Pedra Alma. Depois de uma difícil batalha, Aidan derrota a manifestação de Diablo... Mas ao custo de sua própria alma.

Assim como Tal rasha fez com Baal, Aidan aprisionou a essência de Diablo dentro de si mesmo. Com o passar do tempo, ele perdeu o controle de sua mente para o Senhor do Terror, e partiu em busca dos outros 2 Prime Evils.

Mephisto e Baal

Sob a orientação de Deckard Cain, o último Horadrim vivo, um grupo de aventureiros recebeu a tarefa de perseguir Aidan/Diablo e prevenir a libertação de seus irmãos. Esse grupo incluía um jovem bárbaro, que de acordo com os desenvolvedores é o mesmo bárbaro que estará presente em Diablo 3. Infelizmente, eles chegaram tarde demais na cripta onde Baal estava preso. Ele já havia sido solto de suas correntes e possuído Tal Rasha completamente. O Senhores do Inferno estavam a dois passos na frente dos heróis, em seu caminho para soltar Mephisto.
Mephisto

Quanto os heróis chegaram na tumba de Mephisto, Eles o encontraram livre. Ele ficou para trás como um guarda, enquanto Diablo retornava para o inferno para tomá-lo dos Males inferiores, e Baal partiu para onde estava a Worldstone. Com relação a Mephisto, os heróis foram capazes de derrotá-lo. A partir daí, eles só tinham um caminho a seguir: direto para o Inferno, para perseguir Diablo.
Através do portal, os heróis encontraram Tyrael, que falou sobre uma bigorna dentro do reino de Diablo que poderia destruir qualquer coisa. Se eles usassem para destruir uma Pedra Alma contendo um demônio, seu mal seria finalizado para sempre. Com a Pedra de Mephisto já em mãos, Eles lutaram através de legiões de horrores para confrontar Diablo, antes de destruir na bigorna as Pedras contendo as almas dele e de Mephisto. 

Mas faltava uma...

Baal
Revelação na Worldstone

Os heróis chegaram no Monte Arreat, onde residia a Worldstone, para encontrar seus bravos defensores bárbaros derrotados, e os soldados de Baal ameaçando suas últimas linhas de defesa. Eles lutaram através desses demônios, mas pela traição de um dos bárbaros mais antigos, Baal já tinha chegado na Worldstone. Eles eventualmente o seguiram e o derrotaram, mas descobriram que seu ritual de corrupção já havia se iniciado.

Tyrael chega a tempo, e usa sua espada angelical para destruir a Worldstone antes que ela se torne totalmente corrompida. A energia liberada destruiu o Monte Arreat, Baal e Tyrael. Como pelo menos um dos heróis sobreviveu (o bárbaro, que aparece como personagem jogável em Diablo 3), ainda é um mistério.

Por um tempo, os conflitos entre os mortais de Sanctuary e o Inferno sessou. Por um tempo...

O mal está de volta

Agora, se passaram 20 anos desde a destruição da Worldstone, e Deckard Cain acredita que os Senhores do Inferno remanescentes - Azmodan e Belial - estão tramando trazer o fim dos dias. Uma estrela caiu na Catedral de Tristam, o antigo local de aprisionamento de Diablo. Sussurros dentre os místicos sobre uma Pedra Alma Negra começam a circular.

0 comentários:

Postar um comentário