terça-feira, 4 de outubro de 2011

Por que jogos cyberpunk ultimamente estão adotando tons mais dourados?



Desde que BladeRunner (inspirado no livro "Sonham os Andróides com Ovelhas Elétricas?") estreou nos cinemas em 1982 o mundo começou a aceitar os conceitos de desenvolvimento tecnologico apresentados no filme. Não é atoa que até hoje ele faz um sucesso tremendo, assistir a BladeRunner é praticamente obrigatório para todo mundo, de qualquer idade (mesmo porque quem viu na estréia hoje já não é lá tão adolescente assim). Essa temática cyberpunk já foi adotada em diversos filmes (Minority Report, Matrix), livros (Neuromancer), animes (Ghost in The Shell) e jogos (Deus Ex, Hard Reset, Syndicate).

Propagandas, outdoors e neons coloridos nos cenários de Hard Reset,
lançado exclusivamente para PC em 13 de setembro 

Quando se fala em cyberpunk, no geral lembramos de um futuro onde carros voam, as cidades são formadas por edifícios infinitamente altos, iluminados por neon em um noite que parece não ver o sol nascer nunca, ficando sempre aquela atmosfera negra e noir (noir para quem não sabe, é um estilo cinematográfico dos anos 60, tipicamente usado em romances policiais, que deixa um clima negro e depressivo em todas as cenas; tipo Max Payne e claro, L.A. Noire).

Cena tirada de Blade Runner - principal inspiração para
Hard Reset

Falando do estilo, o cenário cyberpunk geralmente recebe tons azulados, como no filme Tron e nos jogos Deus Ex e Deus Ex - Invisible War. Já no estilo steampunk geralmente é dourado, ou melhor, cobreado, como em Bioshock, mas o estilo steampunk tenta imitar os tons do cobre mesmo, devido ao seu uso como um material principal no século XIX, durante a revolução industrial (e aí a inspiração para a cultura steampunk).

Recentemente vimos o cyberpunk tomar um rumo diferenciado do velho azul, com o lançamento de Deus Ex: Human Revolution no final de agosto e a divulgação das primeiras telas de Syndicate, com data prevista de lançamento para fevereiro de 2012.

Todo o cenário de DE: Human Revolution recebe
o famoso tratamento dourado

Cena de Syndicate com o mesmo véu dourado de Deus Ex: HR

Essa tonalidade dourada do cyberpunk é uma tentativa de ressuscitar o sentimento Renascentista de renovação humana (Human Revolution), a era do indivíduo que pensa, renascido. Estamos vivendo uma era de uma humanidade em evolução, com gadgets e equipamentos eletrônicos que aumentam nossas capacidades de trabalho, estudo e vida pessoal, isso para não citar os implantes cibernéticos que estão evoluindo para algo bem próximo do que se vê em ficções científicas.

Qualquer semelhança entre essa imagem do Deus Ex: HR e
com o quadro renascentista abaixo não é mera coincidência

Repare em qualquer quadro renascentista; ele tem o mesmo tom dourado. Jogos sãos os novos "quadros" de hoje, a nova poesia, a nova arte. Podemos nos considerar orgulhosos então, porque estamos vivenciando um novo estado da arte!!

"A lição de anatomia do Dr. Nicolaes Tulp" - Quadro pintado por
Rembrandt em 1632; quem adivinhar o estilo de arte ganha um doce

Bom, pelo menos não estamos mais naquela overdose de "verde cibernético" ao estilo Matrix para todo lado!!

0 comentários:

Postar um comentário