quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Quem nunca confundiu jogos com realidade?!


Se você alguma vez se viu inclinando num esquina antes de fazer a curva, da mesma forma que você faz em um jogo de tiro, você provavelmente está sofrendo de "Fenômenos de Transferência de Jogo" (GTP, em inglês), um termo para as formas que os jogos estão começando a cruzar o limite da vida real. Dr. Mark Griffiths da Universidade Nottingham Trent recentemente publicou um artigo enumerando os tipos de GTP que alguns jogadores sofreram. Naturalmente, já existem alguns "jornalistas" inúteis levantando a velha possibilidade de jogos violentos estarem induzindo os jogadores a serem assim também na vida real (gente medíocre tende a fazer coisas medíocres).

Griffiths, o dono do artigo, prova que não é bem assim. Ele fez uma entrevista no site Eurogamer explicando seu estudo.

"O que nós estamos falando aqui são daqueles efeitos redundantes audíveis, táteis ou visuais, onde as pessoas por um breve centésimo de segundo em que elas acham que estão no jogo, mas é quase como uma resposta bem limitada e essas pessoas percebem, muito, muito rápido, que elas estão no mundo real. E em todas as vezes que isso acontece, as pessoas apenas se divertem com isso, nada mais. Isso não é algo que pode ou vá causar qualquer tipo de problema."

Parece meio cedo para se ter conclusões sobre o GTP, porque como a Eurogamer apontou, o artigo de Griffith tem a intenção de descrever e definir as várias formas que o GTP toma. Jogadores passam por momentos onde essas respostas condicionadas ou expectativas de jogos rapidamente se manifestam neles mesmos no mundo real. Griffith está procurando as formas em que isso acontece e, sim, algumas delas são um pouco perturbadoras. Esse é o porquê de Griffith ter a intenção de fazer um outro estudo:

"Nós queremos nos certificar se os efeitos negativos são relevantes - eles precisam ser estudados. E isso i´ra ajudar os desenvolvedores, publicadores e jogadores a pensar sobre o quanto eles estão jogando.

0 comentários:

Postar um comentário