domingo, 20 de novembro de 2011

Preview de Tomb Raider (2012)


Aparentemente, Tomb Raider: Legend não foi o reboot que pensamos que era. Parecia um, jogava como um, e você fosse doido o suficiente, ele até cheirava como um. Mas de acordo com a desenvolvedora Crystal Dynamics, aquele lá foi meramente a interpretação deles do que seria Tomb Raider, lá em 2006. Ao invés disso, o próximo Tomb Raider será o jogo que irá reinventar totalmente a franquia. Um novo começo.

A mudança mais óbvia é que a Lara agora é bem mais jovem (foi a saída, já que Lara Croft já está com quase 45 anos, na história de Tomb Raider é claro). Não é a primeira vez que jogaremos com uma Lara mais nova entretanto, para quem jogou Tomb Raider - Chronicles, lembra que em uma parte do jogo você controla uma Lara Croft com 11 anos.

Dessa vez, ao invés de uma exploradora, ela é uma sobrevivente, aprisionada em uma ilha misteriosa. Ela lutará para escapar das tumbas e armadilhas, ao invés de ir a fundo nas mesmas afim de descobrir mais e liberar segredos antigos.

Meio "Silent Hill" né?!
Essa não é a primeira vez que a série tenta ficar mais obscura, embora na primeira tentativa pela criadora original Core Design não tenha havido muito sucesso, com o Angel of Darkness (embora para mim aquele tenha sido um dos melhores Tomb Raiders). Ao invés de simplesmente atualizar os visuais e adicionar alguns recursos extras, a Crystal Dynamics está reinventando a personagem e a jogabilidade. Enquanto os outros jogos ofereciam fases, esse novo Tomb Raider será de mundo aberto.

Acho que só um medkit não vai curar esse estrago
Isso significa que a ilha toda estará disponível para explorar, mas terá trabalho para ir longe - uma montanha pode ser escalável, mas só quando você tiver uma picareta de alpinismo. Entretanto, mesmo nas partes mais limitadas, ainda assim há alguma liberdade para explorar o cenário ao invés de ficar restrito só em ir do ponto A ao ponto B. A Lara agora tem um modo especial de "instinto", bem parecido com a visão de detetive do Batman em Arkham Asylum. Isso irá destacar as coisas no cenário como pegadas de lobos e partes importantes. Não é mundo aberto como Assassin's Creed ou GTA, mas ainda promete ser consideravelmente mais livre do que simplesmente andar de corredor em corredor, resolver quebra cabeças e coisas do tipo por 10 horas ou mais. Não que isso era ruim. Só que agora está... Diferente.

Na próxima vez é melhor trazer uma pistola, ou duas...
Muita coisa nesse reboot pode ser atribuida a duas coisas: o fracasso de Tomb Raider: Underworld (que que deu nessa gente?), e o sucesso de franquias concorrentes nos consoles, particularmente Uncharted, aquele jogo de pseudo-arqueologia que no final acaba se tornando em mais um jogo de tiro pra todo lado.

Um dos jeitos o qual esse Tomb Raider espera ser melhor é com quebra cabeças de física (não são exercícios de escola não, estou falando da forma que os objetos se comportam no cenário). No vídeo abaixo um quebra cabeça envolve encontrar um jeito de queimar tambores de óleo para destruir uma barreira sem que o o fogo seja apagado pela água que cai de todo canto. O objetivo é, embora esses objetos estão postos no cenário para rasões específicas, fazer também com que pareçam obstáculos naturais, e não quebra cabeças tradicionais com apenas uma solução.


Faltam detalhes apenas do combate. As duas pistolas de Lara são tão icônicas quanto seu rabo de cavalo, mas ainda não vimos ela descer o cacete nos lobos e outras hostilidades que ela irá encontrar. Os demos não mostram muita luta. pois focam mais em malditos quick time events. Parece que dessa vez, o Tomb Raider fará a matança parecer como grandes eventos, ao invés de fazer com que a Lara passe por cima cadáveres de tigres e terroristas para roubar artefatos antigos.

Atirar é legal, aliás era uma parte boa de todos os Tomb Raiders: as armas. Mas Tomb Raider é um jogo de arqueologia, não é Call of Duty, então é legal ver que o jogo está mais focado na exploração e resolução de quebra cabeças.


A intenção de Tomb Raider não é ser mais um jogo. É reascender a excitação pelas aventuras de Lara Croft. Apenas mudando drasticamente tudo que o jogo ofereceu até hoje e ponto isso num clima mas dark, não garante sucesso. Na verdade todas aquelas desculpas sobre o porquê dos títulos mais recentes não terem feito sucesso podem ser apenas isso, desculpas. Talvez ninguém se interessa mais por Tomb Raider e Lara Croft como costumava acontecer a alguns anos atrás. Enfim, vamos esperar.

0 comentários:

Postar um comentário