sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Entenda o SOPA


Nesse momento já tem um imenso coro de desenvolvedoras, publicadoras, fabricante de peças, sites nacionais, internacionais e até gente no congresso americano se pondo ao SOPA (Stop Online Piracy Act).

Sob a legislação atual, os criadores de materiais que infringem os direitos autorais de algo podem ser processados pelos proprietários desses direitos. Na ideia do SOPA, essa responsabilidade se estende para qualquer site que leve esse material também. Por exemplo, se alguém posta um video no YouTube, a companhia que é a proprietária dos direitos autorais pode processar o YouTube. Se algém linkar o video em um fórum, poderá expor o dono do fórum a responder à estes protestos de direitos autorais da mesma forma.

Em resumo, sacrificará completamente a liberdade de expressão. É tão sério quanto parece. Sites de pesquisa como o Google podem ganhar imunidade bloqueando os sites acusados de ter em seu conteúdo qualquer material pirata. Como o Google e o YouTube obviamente não iriam comprar essa briga por conteúdos de terceiros, isso iria devastar completamente toda a diversidade de informação que temos no momento. Videos de pessoas jogando, que se vê direto no YouTube por exemplo, teriam seus conteúdos desativados. Isso pode e irá afetar não só os Estados Unidos, como o resto do mundo. Até mesmo este blog, com todo esse material de terceiros e vídeos do YouTube, provavelmente seria fechado.

Já existem diversos protestos contra o SOPA, e várias empresas já demonstraram sua indignação contra esse regime ditatorial, como o Wikipédia (que bloqueou seu site no dia 18 em protesto), Mojang (produtora de Minecraft), Razor, Nvidia, o site do jogo MMO Firefall e outros não ligados à indústria de jogos, mas que iriam sofrer da mesma forma.

0 comentários:

Postar um comentário