sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Review de Amnesia: The Dark Descent

É um castelo grande e bem decorado, provavelmente o último morador tinha bom gosto, mas algo está errado; parece que todos que estavam aqui por último saíram às pressas, derrubando mesas e estantes, sem se preocupar muito com o que havia sido deixado para trás, embora eu ainda esteja aqui, aparentemente sozinho; poderia jurar que vi alguém cruzando aquele corredor, mas não tem ninguém lá agora, a não ser eu, a escuridão e uivos de cães mortos e dissecados em um dos laboratórios do castelo. Meu lambião está ficando sem óleo, e não tenho como iluminar meu caminho a frente; preciso se rápido, mas minhas pernas não me obedecem...

A história do jogo é contada através de documentos como este

Em Amnesia: The Dark Descent você não sabe bem como você foi parar ali naquela situação, mas embora a resposta pode estar virando o corredor, você pensa infinitas vezes se é para lá mesmo que você quer ir. Esqueça Resident Evil ou qualquer outro jogo de terror que você tenha jogado, todos eles serão como passeios na Disney depois que você experimentar Amnesia mesmo que por 15 minutos (vai por mim, você não vai conseguir jogar mais do que isso por dia, ou por noite). Amnesia brinca com seus medos psicológicos, te deixando afogado em dúvidas e se perguntando que diabos você viu, ouviu, ou pensou ver e ouvir.

Corredor convidativo...

Você começa o jogo caído no chão de um castelo aparentemente abandonado, sem memória e com uma carta no bolso, provavelmente escrita por você mesmo. Durante o jogo, você vai colhendo documentos e outras cartas que vão esclarecendo as coisas para você, mas o seu desejo por exploração começa a ser negado quando vultos e gemidos começam a aparecer pelos corredores escuros do castelo. Não adianta tentar prever os sustos, eles sempre vão te pegar de surpresa, e mesmo quando o jogo não tenha nada para te assustar em um determinado momento, não se preocupe; o cenário do jogo e a história que os objetos tentam contar farão com que você nunca mais queira visitar esse castelo, mas no bom sentido: Amnesia é um dos melhores jogos de terror já feitos, e não foi por nenhuma empresa multimilionária e famosa, e sim pela desenvolvedora independente Frictional Games.

Seja lá o que foi que causou isso, vai me fazer bem não descobrir

Em Amnesia você não tem armas. Não pode se defender, sua única opção é fugir sempre, portanto não tente ser herói aqui. Essa talvez foi a maior ousadia da Frictional, porque se o jogo fosse um "Call of Duty com zumbis" pode ter certeza que você ia sentir muita coisa, menos medo. E a intenção aqui é fazer você ter medo até de virar a cabeça enquanto joga, e vai por mim, nem a sua janela você vai querer ver antes de ir dormir. No seu inventário você possui um lampião com uma quantidade bem limitada de óleo, que você vai encontrando durante a jornada. Você vai passar muito tempo rodando no escuro, então é bom economizar esse óleo, pois ele é meio raro de encontrar. Fora isso, você também encontrar umas caixinhas com estopa e pólvora, que eram usadas para ascender velas e tochas antes dos fósforos serem inventados (o jogo se passa no final dos anos 30).

Quem estava nessa cela com certeza precisava cortar as unhas

A jogabilidade do jogo lembra bem aqueles adventures do passado, em que você tinha que vasculhar o cenário em busca de como avançar, lotando seu inventário de muamba que a primeira vista não servirão para nada, mas que no decorrer do jogo acaba sendo crucial para abrir uma porta, ligar uma máquina a vapor ou fazer uma poção instável num laboratório de química. Ao contrário da maioria dos adventures, em Amnesia você pode morrer, ou até mesmo enlouquecer de vez. O jogo passa essa sensação de medo e loucura ao jogador por meio de efeitos na tela, que vão desde alucinações de insetos caminhando em seu rosto até pressão nos ouvidos, fazendo com que as caixas de som do seu PC emitam um zumbido agudo (quer uma dica? Jogue com fones de ouvido).

"Senhor... Não quero ser chato mas... Tem algo saindo da sua cabeça"

Nos cenários do jogo você testemunhará acontecimentos que desafiam tanto a lógica natural das coisas, que se você ficar olhando demais o protagonista vai começar a se sentir mal, portanto curiosidade não vai te ajudar muito aqui. Presenciou algum fenômeno sobrenatural? Não tenta entender, não... Corre... Desaparece... Procura um armário e se esconde dentro dele até a treta passar.

Se você olhar bem, verá que com certeza esse não é o melhor caminho

Ao todo, Amnesia: The Dark Descent te oferecerá algo em torno de 10 ou 12 horas de jogabilidade com muita cagança, e aproveite bem a primeira experiência, porque ela vai ser única. Com certeza um dos melhores jogos da minha coleção, é o terror psicológico que eu pedi a deus, que muito jogo promete oferecer, mas só o Amnesia conseguiu cumprir.

0 comentários:

Postar um comentário